18 de jun. de 2011

Adolescência

s.f. Idade da vida compreendida entre a puberdade e a idade adulta.

Isso é o que define o dicionário, mas a realidade todo mundo sabe que é diferente. Mesmo entendendo que é nessa fase que ocorrem as mais incríveis mudanças na vida do ser humano, desde físicas até intelectuais, alguns comportamentos são simplesmente sem fundamentos. Não sei se foi a minha criação, ou se somente é esta a minha forma de ver o mundo, mas eu acredito que as pessoas podem sim passar pela adolescência sem cometer alguns atos absolutamente idiotas.
Quem foi que disse que pra ser um adolescente "descolado" você precisa sair com todos os meninos (as) que puder sem ter a intenção de ter nenhum vínculo ou contato após indescritíveis estripulias? Ou ainda, quem estipulou que para ser bem visto pelos amigos você precisa ser rebelde com a família, desrespeitando àqueles que te colocaram no mundo e só querem o bem para você?
Eu definitivamente não entendo os adolescentes de hoje. Tenho 17 anos, mas nunca precisei fazer idiotices para ser notada. Não precisei "ficar" com dezenas de garotos para finalmente encontrar um bom parceiro, não tive que xingar minha família e ameaçar sair de casa pra que eles pudessem me dar atenção ou me elogiar por meu desempenho em algo. Não precisei dar uma de egocêntrica para ter amigos verdadeiros, muito menos mentir sobre minhas condições financeiras pra não ser "avacalhada" por colegas bem providos financeiramente.
Honestidadade, empenho e cautela. É claro que existem inúmeros princípios que devem ser seguidos para se sair da adolescência sem por a vida de cabeça pra baixo. mas creio que esses três devem ser os primordiais, até mesmo porque, seguindo-os, talvez você exercite sua mente e não permita que ela se torne tão fraca, a ponto de aceitar friamente tudo que o sistema impõe. Se eu consegui até aqui e ainda estou conseguindo, o que impede essa moçada que está aí, no auge dos 12, 13 anos de ao menos tentar? A adolescência, ao contrário do que muitos pensam, é para ser uma fase inesquecível, não traumática.

Um comentário:

  1. Com certeza, concordo com o que você falou...apesar de na minha adolescencia ter sido um rebelde sem causa que brigava com os pais por qualquer coisinha, mas tudo serviu pro meu amadurecimento e hoje em dia eu vejo o quanto era idiota e desnecessário o que eu fazia. A adolescencia é melhor fase da vida, você já tem uma vida social, amigos, e não tem a pressão do mundo adulto com relação a emprego, contas pra pagar, faculdades enfim... acho que se a pessoa tem que aproveitar bastante, mas isso não significa tentar transformar sua vida num filme adolescente norte-americano pq isso não existe..ahuaahuahuah..

    ResponderExcluir

Meus devaneios, você já leu... agora é sua vez de devanear :)