23 de abr. de 2010

"Um país se faz com homens e livros" *

*Frase de Monteiro Lobato

Hoje, 23 de Abril de 2010, comemora-se o dia Internacional do Livro. Para falar a verdade, eu nem sabia que era hoje, mas assistindo a uma matéria em um jornal matinal, despertei o interesse de fazer uma postagem relacionada a isso.
É triste ver que a maioria dos adolescentes de hoje preferem estar na frente de um computador do que sentado em uma poltrona lendo um bom livro. Mas não os culpo. Tudo isso tem relação à falta de motivação dos pais, da escola, dos "amigos" e uma infinitude de pessoas que influenciam os jovens hodiernos. Desde pequena, agradeço a Deus e à minha avó por ter tido o hábito de ler.
Comecei com gibis da Turma da Mônica, coleções de histórias bíblicas para crianças e fui evoluindo. As escolas por onde passei (que só foram 2 até hoje) não motivavam muito o hábito da leitura. Apenas ano passado, um professor meu passou a nos motivar a tal feito. Para mim, ler é mais que uma tentativa de entretenimento. Lendo a um bom livro, conheço novos vocábulos, amplio meu conhecimento cultural e sou uma adolescente a menos na prostituição.
Ler é fantástico. Ao exercitar nossa imaginação, somos elevados a um "universo paralelo" que nos faz estar presente na cena descrita pelo livro. Eu não poderia deixar de escrever sobre isso. Não deixem que suas vidas virtuais e até mesmo profissionais os empeçam de devorar bons livros. Se os brasileiros lessem mais, além de um país mais informado, não teríamos um alto índice de violência e prostituição como temos hoje. Isso eu os garanto. Por fim...
"Eu não posso viver sem livros"

13 comentários:

  1. Oi Rebeca, obrigada por visitar meu blog. Também gostei do teu. E adorei esse texto sobre leitura. Hoje em dia a gente tem de aprender a LER de tudo: televisão, rádio, filmes, vídeos, comerciais, músicas, os fatos do nosso próprio cotidiano, etc. E os livros, claro, não são exceção...

    Beijão!
    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ler é mesmo fantástico! Eu não sei de onde saiu a minha grande paixão pelo livros. Devo ter sido bem estimulada pela minha avó também. As pessoas se surpreendem com a minha paixão. Não é normal ver adolescentes e jovens interassados pela leitura. Mas, é como deveria ser.

    Belo post :)

    ResponderExcluir
  3. Comecei com gibis da Turma da Mônica, coleções de histórias bíblicas para crianças e fui evoluindo.² ah, sua imitona! kkkkk - o texto ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o novo lay!!! mt lindo! ^^
    ah, com certeza... eu amo ler... não tem presente melhor que um livro!! sério!! só que ultimamente anda mt caro, e nem tds os livros que quero encontro em sebos... mas, eh bom continuar com o hábito.. xD
    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Imitona, eu? rsrs Obrigada Duda!
    Debbys, os livros estão caros mesmo..
    Mas eu continuo amando ler!

    ResponderExcluir
  6. A leitura nutre nossa alma, nosso pensamentos. Nos dá novas perpectivas de vida, de um futuro que é construído por cada um de nós!

    Nem que eu seja um entre centenas de pessoas em uma cidade, vou prezervar esse costume! E repassarei aos meus filhos, com certeza! ( :

    Obrigado por dar esse UP à cultura nacional!

    ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm não posso viver sem! ler é mais que uma prática, é vida!

    ResponderExcluir
  8. O que seria de nós sem os livros, ein? (:

    ResponderExcluir
  9. Livros são ótimos! Tudo de bom!! Meus companheiros de ônibus! =)

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI DO TEU BLOG!É LINDO, VOU SEGUIR!
    SEGUE-ME TAMBÉM VOCÊ VAI GOSTAR!

    http://ncavalcante.blogspot.com/


    BEIJOS!

    ResponderExcluir

Meus devaneios, você já leu... agora é sua vez de devanear :)