2 de abr. de 2010

#Dia O2 - Livro favorito

Sempre gostei de ler. Comecei com todas as placas da cidade e em seguida, gibis da turma da mônica. Sempre fui fascinada pelo universo da leitura. Escolher meu livro favorito não é lá uma tarefa muito fácil, mesmo assim, acredito que "A menina que roubava livros - Markus Zusac" mereça seu lugar aqui. Confiram a sinopse:


A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.


Oi pessoal, 2º dia do #3ODays e eu mal posso esperar pra cumprir toda a lista *-* Ao contrário do que pensei, estou sim aproveitando o feriado e nem sequer peguei no meu caderno para estudar :O Pretendo fazer isso amanhã. Amanhã vamos ao #Dia O3. bjs :*

7 comentários:

  1. É um dos meus favoritos também (:

    ResponderExcluir
  2. Nhaa tbm é um dos meus livros favoritos!
    Amei a narração da Morte e o foco da história... Muito triste, porém lindo ^^

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que estou com vontade de ler esse livro, ma faltava a sinopse! Agora não falta mais nada, vou ler!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu li também. Mas não gostei. tanto que tava chegando no final já, e encostei. Nem terminei de ler, rs.

    ResponderExcluir
  5. AA eu tô lendo ele...lalalala
    Tô na metade já, hum...ele é muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li e, não ache ruim, não li a sinopse por causa disso!! Prefiro surpresas! =)

    Adorooo ler, mas to achando dificuldade em achar tempo para isso, vida louca! Os livros se tornaram meus companheiros de ônibus, que é onde eu me divirto e rio sozinha com meus livros. =D

    Valeu a dica! Tá na lista!!

    Bjos da Clara

    ResponderExcluir

Meus devaneios, você já leu... agora é sua vez de devanear :)