24 de out de 2011

Você está bem?

Acredito que a imagem fale por si só.

19 de out de 2011

Acontece

Um dia, alguém vai aparecer na sua vida e tirar tudo do lugar, mudar os seus hábitos, algumas opiniões, a sua cor preferida, o seu programa de tv, vai mudar também o primeiro pensamento ao acordar, e os sonhos de todas as noites, vai fazer você se superar a cada dia, e aprender a essência verdadeira do amor. Essa mesma pessoa vai fazer o seu pesadelo de infância mudar, e o que era o bicho papão do... armário agora é o medo de vê-lo partir algum dia. Essa pessoa vai também ser a razão para você estar aqui, vai fazer você ter vontade de apresentá-lo a todos, ter vontade de mostrar suas manias, levá-lo aos seus lugares prediletos, vai fazer crescer em ti algo muito belo e especial, algo que você jamais sentiu.

14 de out de 2011

À profissão mais nobre do MUNDO

Alguns acontecimentos diários da minha vida às vezes me levam a confrontar minhas escolhas, mas não que me deixassem arrependida. Sou feliz e convicta do que sou e do que serei para o resto da minha vida. Há mais ou menos 1 ano atrás, eu acabara de fazer minha inscrição no vestibular para um curso de formação de professores, mas, se me lembro bem, não foi nesse período que a semente do amor pelo ensino foi plantada dentro de mim. Lembro-me como se fosse ontem de cada professor que tive. Cada um. Seja no ensino regular, seja na igreja ou em cursinhos. Lembro de cada um deles. Alguns, como em qualquer situação da vida, não valem a pena ser lembrados, não por preconceito ou picuínhas, mas por terem conquistado minha antipatia pelo fato de serem profissionais frustrados.

Não quero falar sobre esses, prefiro falar sobre AQUELES. Aqueles que entravam em sala de aula com um sorriso largo no rosto, cansados da semana trabalhosa, porém dispostos a realizarem com prazer e competência àquilo que escolheram pra vida. Aqueles que ao invés de olharem para seus alunos como meros objetos que precisavam ser manuseados apenas para que o salário no final do mês fosse garantido, viam seus discentes como máquinas de produzir conhecimento, pronto para serem abastecidas por suas experiências e saberes científicos. Aqueles que NUNCA me disseram para jamais ser professora, mas que ao saber de meus sonhos e objetivos futuros abriam um sorriso e diziam: Você vai ser ótima!

Esses sim merecem ser chamados de professores. O restante, que não vale a pena ser ressaltado, deveríamos considerar apenas como "profissionais". Eu nunca precisei que alguém me dissesse que ser professor é a pior profissão que existe, por ser mal paga e completamente desrespeitada. Não. Isso a gente aprende fora da escola, na família, na televisão e na vizinhança. Eu precisava de alguém que me mostrasse o lado nobre de lecionar. Que abrisse meus olhos para a grandeza e a realização interior de você presenciar uma criança balbuciar suas primeiras palavras em uma leitura. Felizmente eu encontrei pessoas que me proporcionaram isso, mas fico imaginando quantos sonhos foram calados por aí devido a esses "profissionais" que se frustraram e se sentem obrigados a frustrar os outros continuamente.

Ser professor é a profissão mais nobre do MUNDO, e digo isso sem temor e tremor no coração. Parabenizo todos esses homens e mulheres desse país e do mundo inteiro que escolheram a docência não como alternativa, mas como opção por excelência. Dificuldades? É claro que existem. Mas são elas que tornam os professores os heróis de segunda à segunda. Alguns acontecimentos diários da minha vida às vezes me levam a confrontar minhas escolhas, mas não que me deixassem arrependida. Sou feliz e convicta do que sou e do que serei para o resto da minha vida.

Feliz dia do professor!

7 de out de 2011

Seja homem

Há diferenças entre o cérebro do homem e da mulher. Os cérebros femininos tem um hipocampo maior. O que normalmente faz as mulheres serem melhores na atenção e memória. Os cérebros masculinos tem um córtex parietal maior. O que faz os homens serem melhores para se defender de um ataque. Os cérebros masculinos enfrentam desafios de forma diferente do que os femininos. As mulheres são programadas para se comunicar com a linguagem, detalhes, empatia. Homens, não muito. Não significa que nós somos menos capazes de nos emocionar. Nós podemos conversar sobre nossos sentimentos, é só que… na maioria das vezes, nós realmente preferimos não conversar.
Seja homem. As pessoas dizem isso o tempo todo. Mas o que isso quer dizer? É sobre força? É sobre sacrifício? É sobre vencer? Talvez seja mais simples do que isso. Você deve saber quando não ser corajoso.
Às vezes precisa de um homem de verdade para deixar seu ego de lado, admitir a derrota e começar tudo de novo.     (Grey's Anatomy)

 

6 de out de 2011

Arrependimento

Não sei se existe sensação mais profunda, que aperta o peito e rasga a alma.
É como me sinto hoje. Ainda não consigo falar a respeito. Deus sabe.

1 de out de 2011

Para ela

Como esquecer? Há pessoas que passam em nossas vidas e deixam suas marcas, mas você deixou uma parte de si dentro de mim. Até hoje nunca consegui encontrar alguém que pudesse me entender tão bem. Nas brincadeiras, nas tristezas, nas risadas e nos momentos depressivos. Você sempre esteve lá. Não tenho recordação de nenhuma briga nossa que tenha durado mais de alguns dias. A cumplicidade entre nós era tamanha que as vezes nem precisávamos abrir a boca. Só pelo semblante sabíamos se havia alguma coisa fora do normal. Sinto falta de você todos os dias, mas principalmente quando eu preciso de alguém pra conversar. "Amigos" pra hora de sorrir, sempre temos. Mas amigos para enxugar as lágrimas, nem sempre. Sinto falta desse sorriso cativante que me fazia esquecer os problemas que tinha deixado em casa. Sinto falta da minha amiga. Raíssa Lorena, você é simplesmente o ser humano mais incrível e de alma pura que eu já conheci em toda minha vida. É por isso que te desejo toda felicidade que Deus possa te conceder. Hoje senti vontade de escrever essas palavras pra você, mas sinto falta de sorrir ao seu lado todos os dias, quando o sol nasce e me faz lembrar as manhãs que passamos juntas. Alguém assim como você, como esquecer? Há pessoas que passam em nossas vidas e deixam suas marcas, mas você deixou uma parte de si dentro de mim.